quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PLANO DE AULA

COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS
PLANO DE AULA
PROFESSORAS: MARIA LOPES, LIDUINA MEDEIROS E CLAÚDIA
DURAÇÃO: 03 AULAS
 COMPETENCIAS:
Saber as  noções cientificas associadas a energia ,agua  ,Transformação , saúde, diversidade biológica  e meio ambiente.
Habilidade
Identificar a produção de energia a partir de usinas hidrelétricas no Brasil e no mundo, avaliando o potencial energético e a capacidade instalada em diferentes bacias hidrográficas.
Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas.
Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos e evitar usos inadequados da energia disponível.
Conteúdos
Água e energia: matriz energética; geração de energia a partir de usinas hidrelétricas no Brasil e no mundo; uso da água para geração de energia e impactos socioambientais.
Metodologia
Primeira e segunda aulas
De onde vem à energia elétrica que utilizamos todos os dias? Como é a composição da matriz energética nacional? Nesse quadro, qual é o papel da energia hidrelétrica? Por que, mesmo com a disponibilidade de recursos naturais no Brasil, são instituídos planos e aparecem recomendações para economizar energia? Essas e outras questões podem compor planos de aula, projetos de trabalho na escola e sequências didáticas sobre a relação entre água e energia.
Pedir que a turma se divida em grupos. Cada um deve preparar listas com as atividades diárias de cada membro que envolve o consumo de energia elétrica, desde o despertar até a hora de dormir. Proponha que listem também os aparelhos utilizados nessas atividades. A seguir, faça uma roda de conversa com os resultados, aproveitando para lançar algumas questões: como a energia chega até a casa de cada família? A família de cada aluno consome muita ou pouca energia? Esse consumo vem aumentando ou diminuindo? Como é possível descobrir essa informação? O que se pode fazer para evitar gastos desnecessários de energia? Para começar a responder a essas questões, proponha que cada aluno examine a conta de luz de sua casa e traga os resultados para a aula seguinte. Na conta de luz, há obrigatoriamente um campo chamado de "Informações de Leitura". Nele, aparece um pequeno gráfico de barras comparando o consumo dos meses do ano. Assim, com a ajuda dos adultos, cada estudante pode descobrir como estão os níveis de consumo na residência.
Terceira aula
Fazer uma roda de conversa com a turma sobre os resultados da leitura da conta de luz. Considere as variações para menos no consumo de energia elétrica nos meses de férias ou recesso escolar e verifique se há redução no período de vigência do horário de verão, de outubro a fevereiro. Geralmente, há redução de consumo nesses meses, já que a iluminação natural ocorre durante mais tempo.

Em relação ao sistema que abastece as residências, mostre que a energia chega pela rede elétrica instalada, que, por sua vez está ligada a subestações e às usinas geradoras. Como a energia gerada não pode ser armazenada é preciso evitar gastos desnecessários, como deixar lâmpadas e aparelhos ligados na ausência de pessoas. O mesmo vale para banhos demorados e uso excessivo de torneiras elétricas, que consomem muita água e energia. Explique que a economia de energia contribui para reduzir a pressão sobre os recursos naturais, em especial na instalação de novas usinas hidrelétricas (consulte a reportagem
Energia Desperdiçada no Brasil supera os R$ 10 bilhões por ano, no Planeta Sustentável).

Propor que os alunos, em pequenos grupos, elaborem desenhos e cartazes abordando a importância da economia de energia por todos os setores. Combinar com a eles a exposição dos resultados na escola.
Recursos
Computador
Data show
Revistas
Jornais ( noticias)
Cola , tesoura
Papel sulfite

Avaliação
No caso do 5ºano considerar  a participação dos estudantes nas tarefas coletivas e individuais. Examinar com atenção os relatórios da leitura de conta de luz e avaliação  dos produtos finais sobre a economia de energia. Nas conversas e na produção de textos, observar a compreensão da importância da economia de água e energia e seu significado para reduzir a pressão sobre os recursos. É essencial avaliar o domínio dos conceitos, noções e processos em jogo, como os de matriz e fonte energética, recurso renovável e não renovável e as análises sobre a produção de energia hidrelétrica. Avaliar o conjunto das produções de texto e a participação de cada um. Reservar um tempo para que as turmas avaliem as experiências
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